Participantes do evento passam em casa mais de 4 horas plugados por dia e preferem a internet na hora de se informar
Pesquisa feita no evento dá pistas sobre a “cara” do internauta brasuca
O estudo aponta o perfil médio dos participantes: homem solteiro entre 20 e 24 anos. Trabalha e estuda e ainda não concluiu a faculdade. É da classe B e tem mais de um computador em casa, com conexão banda larga. Tem celular, pendrive, câmera digital e gosta de curtir um som no MP3 player.
De acordo com a pesquisa, 82% dos participantes baixam músicas e filmes da rede, mesmo que saibam que é ilegal. A maioria, 62%, culpa o alto custo do CD e do DVD e diz que “pagaria pelo download se fosse mais barato.”
Esse dado, porém, contrasta com uma outra informação fornecida pela organização da Campus Party. O download foi grande, com picos de 520 megabytes (MB) por segundo. Mas o upload (envio de arquivos como fotos e textos para publicação em blogs e fotologs, por exemplo) foi maior, com picos de 772 MB por segundo.
“Cerca de 70% do movimento da rede foi de upload. O tráfego de download foi de 30%”, diz o organizador Marcelo Branco. “Isso mostra que, sim, as pessoas gostam de baixar arquivos. Mas, principalmente, produzem conteúdo, postam em blogs, etc.” Segundo a organização, durante os sete dias, foram nada menos do que 14,7 mil posts em blogs, fotologs, Twitter, etc.
Voltando ao estudo da TCS InterScience, os campuseiros foram questionados sobre como gostam de se informar. Dos entrevistados, 98% consultam a web quando querem acompanhar as notícias. As revistas vêm em segundo, com 39%, seguidas pelas TVs (35%) e os jornais (34%). E quais os meios que acompanham com mais freqüência? A internet é disparada a primeira, com 78%. Em seguida, vem a TV, com míseros 6%.
Essa geração conectada, que troca a TV pela internet, mostra a pesquisa, escreve em blogs (37%) e lê blogs (50%), além de passar mais de 4 horas por dia na web (56%). Também participa de sites colaborativos, como o Wikipédia (15%), mantém um perfil no Orkut (nada menos do que 94%) e bate papo no MSN messenger (57%).