Capa | Negócios Livres | Profissionais Livres | Iniciativas | Agenda Livre | Artigos     


English Español Português
Fotos
Inscrições
Foreign Subscription
Reemissão de Boleto
Programação
Show de Abertura
Palestrantes
Plantas do Evento
Sessões e Salas
Notícias
Localização
CEPUC
Serviços
Hospedagem
Caravanas
WSL 2004
Mostra de Soluções
Imprensa
Apoiadores
Agência de Turismo
Agência de Eventos
Contato






Notícias - 11342

Imprimir esta notícia

FLISOL 2008: CooperLinux realiza festival de software livre
Editoria: Comunidade
26/Apr - 05:02

Pelotenses interessados em saber mais sobre tecnologias livres terão oportunidade neste sábado (26). O dia marca o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre (Flisol), evento realizado desde 2005 em mais de 15 países.

Será a primeira vez que Pelotas (RS) integra o calendário brasileiro de atividades. Promovido pela CooperLinux, o evento ocorrerá das 10h às 16h na sede da *Associação do Trabalho e Economia Solidária (Ates)* - Av. Ferreira Viana, 132 -, aberto a toda a comunidade.

Os interessados poderão levar seus computadores e instalar sistemas operacionais livres gratuitamente. Também serão oferecidas palestras explicativas de 15 em 15 minutos. "O objetivo é apresentar a filosofia do software livre e evitar que as pessoas saiam daqui sem saber utilizar as ferramentas", explica Diego Weymar, um dos organizadores da maratona no município.

"Além de viabilizar a oferta de computadores a preço mais acessível, o software livre possibilita que as pessoas compartilhem conhecimentos. Diferente do sistema proprietário, que utiliza códigos fechados e secretos, no software livre, as pessoas podem melhorar os programas disponíveis e depois oferecê-los a todos por meio da internet", destaca Dione Manetti, diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), que participa do evento.

Na avaliação de Manetti, os benefícios de utilizar o software livre vão além da sua filosofia. "O acesso a internet através de navegadores livres é mais rápido e seguro", defende, acrescentando que, atualmente, os aplicativos livres (como OpenOffice.org Writer e Impress) reconhecem e abrem sem problemas arquivos dos editores de texto e planilhas dos aplicativos proprietários (como Word e Excel). "Infelizmente, empresas de softwares proprietários não têm a mesma preocupação em facilitar o diálogo entre os dois modelos, fortalecendo a lógica dos monopólios", avalia.

*Software livre e economia solidária -* Em funcionamento há um mês, a CooperLinux é formada por 10 jovens com idade média de 20 anos e é acompanhada pelo Projeto Brasil Local. Durante seis meses a entidade foi incubada pela Ates, período em que foi preparada para atender as necessidades do mercado, orientada por princípios da economia solidária, como autogestão, preço justo e solidariedade. "A CooperLinux é um bom exemplo dos resultados da parceria entre economia solidária e o movimento pró-software livre no que diz respeito ao combate a exclusão digital e a promoção do desenvolvimento local", ressalta Manetti.

Clique *aqui* para saber mais sobre o Flisol.

Clique *aqui* para saber mais sobre software livre.

Veja o cartaz do evento em Pelotas: http://bp1.blogger.com/_5RdMJHL1v3A/SAat7etYG6I/AAAAAAAAARE/RZuxI4mF7dQ/s1600-h/CARTAZ_INSTALLFEST_internet.png

Fonte: Projeto Brasil Local
 

 


Total de Participantes
4854


Patrocínio
Promoção
Realização

Links
PSL - Brasil
PSL - RS


Mais notícias
Apoio internacional contra lei Azeredo: Petição agora em Espanhol
Debian MS promove o 15º Debian Day em Campo Grande
TV Digital: Controle de cópia está em consulta pública na ABNT
CESoL-CE apoiará financeiramente caravanas
Por democracia e liberdade na rede mundial de computadores*
Europa publica plataforma de interoperabilidade
SERPRO promove reunião temática apresenta palestras sobre PostgreSQL
Palanque online
Controlar o incontrolável
Fenômeno virtual
O candidato pode ser responsabilizado por ato de terceiro
Justiça Eleitoral tenta frear campanha na web
Caiu na rede? Adeus
Praia de Copacabana com acesso banda larga grátis, via Wi-Fi
Blog brasileiro lanca pedido de ajuda internacional
Sustentabilidade e envolvim. econôm.: TIC's,software livre e economia solidária-construção em rede
Firefox permite navegação “aditivada”
Em 17 dias reunimos mais de 85 mil de assinaturas contra o substitutivo do senador Azeredo
A OTAN adota ODF OpenDocument Format
Insigne capacita Magazines e Lojas de varejo para as vendas de PCs e Notebooks no natal
Sobre a aprovação do pacote contra cibercrimes no Senado. Por Pedro Rezende
Deu na Zero Hora- Internet: Rede de controvérsias
Software Livre em debate no Encontro Internacional de Economia Solidária
O STF inicia a adoção de Software Livre
Submissões para CESoL terminam Sexta-Feira (dia 18)
Aberta a Chamada de Trabalhos para o PHP Conference Brasil 2008
CTS/FGV em audiência pública na Câmara sobre DRM na TV digital
Universidade Federal de Lavras abre iscrições para curso de Pós-Graduação em Linux
Dia 2 na OMPI, sobre a Agenda do Desenvolvimento
Acesso à internet é integral na maioria das empresas, diz pesquisa do NIC.br